Capítulo 3: mini-macacos da floresta

20150903_10-41-44
Sagui-leãozinho

Dois macacos que têm, praticamente, o tamanho da sua escova de dente. Ou até são menores do que ela. Isso existe? No Brasil, sim. E é na Amazônia que eles moram.

Com 130 gramas de peso e 11 a 15 centímetros de comprimento, sem contar a cauda, o sagui-leãzinho não só é o menor macaco brasileiro, mas também o menor do mundo, já que nem os menores macacos da África ou da Ásia são páreo para ele em termos de tamanho.

O sagui-leãozinho, porém, não é o único mini-macaco da floresta amazônica. Isso porque esse também é o lar do chamado sagui-anão, que mede entre 16 e 17 centímetros (sem contar a cauda) e pesa até 185 gramas. O sagui-anão só existe no Brasil e, aparentemente, vive em uma área bastante restrita: entre os rios Madeira e Aripuanã, no Amazonas. Mas os cientistas ainda não sabem nada sobre o seu comportamento e nem como ele se relaciona com o ambiente em que vive. Tudo isso, acredite, permanece ainda um mistério!

Callibella humilis.
Sagui-anão

Ajude os menores bichos do Brasil

Queremos sair do mundo virtual, entrar em gráfica e virar um livro que possa passar pelas mãos de muitas crianças! Deixe uma contribuição simbólica para nós. 🙂

R$3,00

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s